Minha Atuação

Voltar

Fique Por Dentro

João Vítor Xavier se reúne com ambientalistas e dialoga com o setor na capital

João Vitor Xavier se encontrou com representantes ambientais da capital mineira no auditório do Comitê de Campanha, na manhã desta sexta-feira, 16. O candidato e os participantes falaram sobre as ações sustentáveis que viabilizarão a construção de uma agenda ambiental direcionada ao crescimento e desenvolvimento sustentável de Belo Horizonte. Durante o encontro, João apresentou as suas propostas, recebeu sugestões e ainda se comprometeu com causa ambiental.

O compromisso de agenda com os membros do setor ambiental da cidade contou com a presença de representantes do Manuelzão, do Gabinete da Crise da Sociedade Civil, do Núcleo do Capão, do Movimento “Eu Vilarinho” e do Gandarela que classificaram o diálogo como uma importante e necessária relação com o candidato diante a atual realidade em Belo Horizonte. 

Falaram também da necessidade que sentem em serem ouvidos e afirmaram o desejo de somar com os propósitos do próximo gestor da cidade no que tange às definições de boas políticas socioambientais e estratégias para enfrentar o processo de desmonte dos instrumentos de proteção à natureza em BH.

João Vítor Xavier lembrou que as câmaras municipais e as prefeituras são fundamentais na aplicação das políticas ambientais. “É essencial que a gente consiga colocar pessoas que tenham compromisso com as políticas públicas de sustentabilidade e em favor do meio ambiente e promover ações sustentáveis que permitam que nossa cidade se desenvolva sem danos ao meio ambiente”, afirmou.

BH precisa voltar a crescer, mas de acordo com João, é preciso estabelecer programa de redução das perdas hídricas, elaborar e desenvolver um plano estratégico para garantir o fornecimento de água em Belo Horizonte. Além de reduzir as áreas impermeabilizadas de Belo Horizonte, especialmente nas cabeceiras das bacias, intensificando os estudos sobre desencaixotamento de rios e a recriação das matas ciliares dos principais córregos da Capital.

“Vamos implementar projetos para minimizar e enfrentar o atual problema das enchentes em Belo Horizonte e também desenvolveremos programas de melhorias da coleta e tratamento de lixo e resíduos. Do jeito que está sendo tratada essa questão não dá pra continuar”, concluiu.

Foto: Rafael D'Souza