Fique por Dentro

Voltar

18 DE AGOSTO DE 2020

Em live com Henrique Portugal, João Vítor Xavier fala sobre seus planos para BH

Tecladista do Skank promove diálogos com pré-candidatos à prefeitura da capital mineira


 
Com o objetivo de entender melhor as ideias de João Vítor Xavier para Belo Horizonte, o tecladista do Skank, Henrique Portugal, convidou o pré-candidato a prefeito para um bate-papo ao vivo pelo Instagram. Sustentabilidade, cultura e inovação foram algumas das pautas tratadas na live.

Questionado por Henrique, João Vítor começou sua participação explicando por que quer ser prefeito de BH. “Primeiro, porque eu amo muito a nossa cidade e sei o quanto Belo Horizonte precisa ser debatida nesse momento. Eu acredito que o poder legislativo é importante, mas é no executivo que você muda a história de uma cidade. As grandes decisões a serem tomadas estão no poder executivo. É um caminho natural para quem quer contribuir para a vida pública se colocar à disposição do seu município”.

Tratamento do Lixo

Henrique separou questionamentos sobre suas áreas de interesse, e começou com o tema “Sustentabilidade”, devido à preocupação com o tratamento do lixo em Belo Horizonte, que já foi chamada de Cidade Jardim.

João Vítor Xavier ressaltou que essa será uma pauta prioritária em seu plano de governo e mencionou a live realizada no último dia 04, com o Gari do Bem, Rafa Rodrigues, quando foram comentados vários projetos que podem ser colocados em execução, seguindo os exemplos dos países mais desenvolvidos do mundo, que reciclam e usam os resíduos sólidos para gerar energia e adubo, por exemplo

“Já existe tecnologia para desfazer os aterros, transformando aquilo ali em parque a céu aberto, em uma área esportiva. Está no meu plano de governo. Já vi isso funcionando no mundo e é possível trazer isso para Belo Horizonte. Não apenas aumentar o índice de recolhimento do lixo reciclável como desfazer aterros sanitários e devolver o verde para aquela região”, disse João Vítor.

Adversidade traz oportunidade  

Henrique comentou que este momento de pandemia demonstrou a importância da tecnologia na criação de soluções para melhorar a vida das pessoas e questionou por que não usar ferramentas que já estão disponíveis ao cidadão para melhorar a gestão da cidade e diminuir os problemas que as pessoas enfrentam.

Segundo João Vítor Xavier, precisamos de uma secretaria para a Ciência, Tecnologia e Inovação em Belo Horizonte. “Não se pode ter uma gestão analógica em um mundo digital”, avaliou. O deputado citou exemplos como o do prontuário eletrônico em Ipatinga e os ônibus com WiFi em Juiz de Fora. “Eu tenho um compromisso em minha campanha, de apresentar ideias que deram certo no mundo afora e que foram replicadas aqui no Brasil e também deram certo”.

Demonstrando sua visão sobre a importância da tecnologia, João Vítor relembrou o projeto de lei que regulamentou o teletrabalho em Minas Gerais, apresentado por ele em 2015 e aprovado em julho de 2020, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). “O Home Office, se feito de maneira adequada, é bom para todo mundo. É bom para o trabalhador, que passa mais tempo em casa ao lado dos filhos, ganha em qualidade de vida e diminui o tempo no trânsito. É bom para a empresa, que diminui o seu custo operacional. E é bom também para o setor público, por todos esses motivos”, defendeu João. 

Expandido o debate, João Vítor explicou que, para reestruturar BH, é preciso revitalizar o centro. As grandes cidades do mundo começam pelos centros. Eu penso em transformar ali em um grande espaço para empresas de tecnologia e educação", destacou.

Cultura

Henrique Portugal também quis conhecer a visão do João sobre as possibilidades para promoção da cultura na cidade. Segundo o pré-candidato, o desenvolvimento do setor em BH é fundamental. “Eu quero que BH tenha um réveillon espetacular, um carnaval espetacular. Eu quero aproveitar a cultura religiosa para que BH tenha a melhor Semana Santa do Brasil, para que as igrejas evangélicas tenham a maior Marcha Para Jesus do Brasil, porque isso também é negócio, isso dá dinheiro para os cidadãos”.

João aproveitou o assunto para falar que o turismo não é feito apenas de quem vem de fora do país, mas também daqueles de cidades próximas. “Ele (o turista cultural) vem para BH assistir a um show na Praça do Papa, do Skank, e para no Bolão para comer. Ele vai pegar taxi, Uber. Ele vai dormir em hotel. Ele vai girar a economia da cidade. Quando eu falo em resgatar o turismo em Belo Horizonte é também com esse tipo de iniciativa”, completou.  

A live foi encerrada com uma avaliação sobre a vocação da cidade.  “O que BH tem? Um povo acolhedor, uma culinária maravilhosa, uma localização geográfica espetacular e uma cultura sensacional. É nisso que está o futuro de Belo Horizonte. É nisso que temos que investir”, disse João Vítor. 

A conversa entre o deputado João Vítor Xavier e Henrique Portugal está disponível nas redes sociais do João Vítor e você pode assisti-la, na íntegra, nos links abaixo: 

Instagram: https://www.instagram.com/p/CEBzxKCp_mZ/
Facebook: https://www.facebook.com/JoaoVitorXavier/videos/701037210485610/
YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=QvdRDDbfh9s


Sobre Henrique Portugal

Artista de sucesso, Portugal tem história de 30 anos com a banda Skank. Participa também do trio Nie Myer, e é apaixonado por Belo Horizonte, por comunicação, sustentabilidade e tecnologia.