Fique por Dentro

Voltar

5 DE AGOSTO 2020

Deputado João Vítor Xavier debate os problemas enfrentados pelos profissionais de limpeza de BH

Reciclagem, pandemia e educação também foram assuntos da live no Instagram com Rafael Rodrigues, o Gari do Bem


Na noite de terça-feira, 04/08, o Deputado Estadual e pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, João Vítor Xavier, realizou live em seu Instagram com o gari Rafa Rodrigues, o @rafagaridobem, que viralizou com um vídeo nas redes sociais em que apresenta a maneira correta de descarte de alguns materiais.

O bate-papo interativo permitiu que Rafa contasse um pouco de seu dia a dia nas ruas de BH, onde trabalha há dois anos. “As pessoas têm respeito pela gente, mas alguns não demonstram isso. Exemplo é o descarte irregular do lixo”, contou Rafa. 

João Vítor Xavier pediu a Rafael que passasse as orientações aos moradores sobre o descarte correto do lixo. Como resposta, Rafa foi direto: “primeiro é se atentar para a reciclagem. Segundo, é o descarte correto de itens perfurocortantes. Por exemplo, coloque vidro quebrado em uma garrafa pet ou numa caixa de leite”.

Clique aqui para baixar um manual com as orientações para o descarte correto do lixo

João Vítor disse que falta aos governos municipal e estadual compreenderem a riqueza do lixo. Até 2025, a indústria da reciclagem movimentará mais de US$ 500 bilhões de dólares anualmente no mundo. "Vi usinas de reciclagem no mundo todo e quero trazer essas experiências para BH. Quase todo lixo pode ser reaproveitado. Tratamos o lixo como se estivéssemos no século XX. Precisamos pensar o lixo com a cabeça desse século”.

Belo Horizonte hoje recicla menos de 1% do lixo descartado na cidade. Segundo Rafa, a Prefeitura de BH pretende reciclar por volta de 14% do lixo da cidade até 2036, meta que considera tímida. João Vítor lembrou que alguns países e cidades já reciclam mais de 50% do lixo produzido.

O gari, que também estuda técnica em enfermagem e atua em projetos sociais, enfatizou que a reciclagem é o futuro. “Precisamos descartar o lixo de maneira certa porque isso influencia no mundo que entregaremos aos nossos filhos e netos. Precisamos pensar neles, e a reciclagem é o caminho para isso”.

Rafael ainda lembrou que 70% da água dos lixos é retirada do aterro sanitário que atende à capital: “A água que sai de lá ainda não é própria para consumo, mas poderia ser muito bem aproveitada para outras coisas”.

O deputado relembrou sua atenção à causa do tratamento de água e como seria fundamental que Belo Horizonte pudesse entrar nesse patamar de cidades que utilizam melhor esse recurso: “BH joga fora 35% de sua água tratada, Lisboa 4%, Seul 0,4%. Seria fundamental a gente usar a publicidade institucional para conscientizar a população. Usar a grande verba de propaganda não para promover os governantes, mas para educar a sociedade a tratar o lixo e reaproveitá-lo, por exemplo”, defendeu.

“A SLU precisa escutar melhor quem está na rua”

Rafael reconhece que ele pessoalmente é escutado na Prefeitura, pela visibilidade que tem, mas salienta que a voz dos garis deveria ser melhor aproveitada pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU): “Eu respeito as hierarquias que possuo, mas acredito que as decisões que são tomadas deveriam levar em consideração a voz de quem está na rua. Para isso, é necessário um canal direto entre SLU e nós, garis”, disse.

João reforçou que considera o diálogo fundamental, em qualquer esfera pública. “A gente precisa criar um ambiente em que o servidor público seja ouvido e fazer uma cidade muito melhor graças ao diálogo entre quem toma as decisões e quem vive a realidade da cidade e dessas medidas na prática”.
A conversa ainda resultou no convite de João Vítor para que Rafael contribuísse com ideias para a criação do plano de governo. “Ideias boas têm que aparecer, não importa onde. Eu quero que pessoas de outras cidades ou até mesmo outras candidaturas tenham bons planos para nossa cidade. Eu quero que essas ideias sejam aproveitadas”, finalizou o deputado.

A conversa entre João Vítor Xavier e o Gari do Bem, Rafael Rodrigues, pode ser revista no Instagram (@joaovitorxavierbh) ou no YouTube.