Fique por Dentro

Voltar

11 DE MARÇO 2013

Transporte de passageiros por táxi no Aeroporto de Confins voltará à pauta na Assembleia

Após requerimento do deputado João Vítor Xavier reunião ordinária na Comissão de Transporte Comunicação e Obras Públicas é marcada para 02/04 às 10h

O transporte de passageiros por táxi no Aeroporto de Confins voltará à pauta na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Após requerimento do deputado estadual João Vítor Xavier o assunto será debatido em reunião ordinária da Comissão de Transporte Comunicação e Obras Públicas marcada para o dia 02/04 (terça-feira) às 10h.

De acordo com o DER-MG cerca de 500 veículos estão credenciados para o atendimento no local. O problema é que os 6 mil táxis da capital mineira e de Contagem têm permissão para levar os passageiros até Confins mas não podem voltar com passageiros. Essa mesma regra vale para a frota das cidades de Confins e Lagoa Santa. Somente os veículos gerenciados pelo DER são liberados a embarcar clientes em qualquer cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Durante a audiência pública do ano passado a BHTRANS mostrou-se favorável ao convênio para que taxistas de Belo Horizonte passem a desembarcar e embarcar passageiros no Aeroporto de Confins. A posição também foi defendida pela Federação Nacional dos Taxistas e Transportadores Autônomos de Passageiros. O convênio nos mesmos moldes já existe em boa parte dos municípios da região metropolitana como Contagem Sabará e Ribeirão das Neves.

Para João Vítor Xavier precisa prevalecer o bom senso. “É o mais lógico para as cidades envolvidas. Confirmado o convênio com táxis desembarcando e embarcando passageiros em Confins todos vão ganhar: os taxistas que vão poder trabalhar livremente; o trânsito que terá menos carros ociosos; o meio ambiente já que atualmente há carros vazios consumindo combustível; e evidentemente o passageiro que ganhará mais opções e pagará tarifas menores” afirma. “Estou confiante no acordo. Já falei com o governador Antonio Anastasia que apoia a ideia. BHTrans e DER também apoiam. Só faltava o convencimento das prefeituras de Confins e Lagoa Santa” acrescenta o deputado.

Ouça aqui a entrevista do deputado João Vítor Xavier ao programa Chamada Geral da Rádio Itatiaia sobre a reunião que vai debater o convênio.