Fique por Dentro
08 DE MAIO DE 2012
Saúde esporte e lazer: João Vítor Xavier destina R$ 500 mil para a Noroeste Pampulha e Oeste
Serão implantadas oito unidades do programa “Academia da Cidade” e quatro do programa “Academia ao Ar Livre”
O deputado estadual João Vítor Xavier atendendo reivindicação de moradores destinou R$ 500 mil em emendas parlamentares para a implantação de oito unidades do programa “Academias da Cidade” e quatro unidades do programa “Academia ao Ar Livre” nas regiões Noroeste Pampulha e Oeste. “Estamos empenhados na melhoria da saúde do bem estar e da qualidade de vida da nossa população. Com essas academias esperamos levar mais saúde esporte e lazer para as regiões Noroeste Pampulha e Oeste de Belo Horizonte” afirma João Vítor Xavier.
As “Academias da Cidade” serão implantadas nos seguintes bairros:
- Alípio de Melo
- Califórnia
- Dom Bosco
- Dom Cabral
- João Pinheiro
- Padre Eustáquio
- Serrano
- Vila Esporte Clube Glalijá
Instaladas em espaços abertos as Academias da Cidade oferecem gratuitamente atividades físicas com orientação adequada. Em cada um dos espaços são colocados à disposição da população dez tipos de aparelhos de ginástica que possibilitam exercícios aeróbicos e anaeróbicos dos membros superiores e inferiores. São movimentos que melhoram a flexibilidade o fortalecimento muscular e ajudam na prevenção de doenças.
As atividades são gratuitas e qualquer pessoa acima de 18 anos pode participar das atividades. Basta fazer a inscrição e a avaliação física com o professor na academia mais próxima da residência. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte cada unidade conta com média de 600 usuários. Cada pessoa pode utilizar a academia por um período de uma hora e pelo menos três vezes durante a semana.
Além das oito unidades da “Academia da Cidade” o deputado João Vítor Xavier também por meio de emenda parlamentar indicou quatro praças para receber equipamentos do programa “Academia ao Ar Livre” nas regiões Noroeste e Pampulha:
- Alípio de Melo
- Alto dos Pinheiros
- Conjunto Califórnia I
- Pindorama
O objetivo do programa é manter espaços públicos equipados para informar educar e criar oportunidades para a prática esportiva e física lazer e convivência social. Os conjuntos de equipamentos são semelhantes aos de musculação e alongamento encontrados nas academias convencionais. Os aparelhos permitem uma variação de mais de 20 movimentos diferentes e por serem usados por pessoas adultas de todos os tamanhos e idades não necessitam de ajuste pois trabalham a musculatura com o uso do próprio peso do corpo.