Fique por Dentro
13 DE JULHO DE 2015
Proposta de Emenda à Constituição do Deputado João Vítor Xavier visa garantir orientação vocacional para os alunos
O objetivo é evitar a evasão de alunos no ensino superior passando a incluir uma disciplina obrigatória no currículo do ensino médio das redes pública e privada que oriente sobre profissões carreiras e mercado de trabalho.
O Deputado João Vítor Xavier protocolou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais uma Proposta de Emenda à Constituição voltada para a área da educação. O objetivo é evitar a evasão de alunos no ensino superior passando a incluir uma disciplina obrigatória no currículo do ensino médio das redes pública e privada que oriente os alunos sobre profissões carreiras e mercado de trabalho.
De acordo com estudo acadêmico realizado pela ex-Deputada Elbe Brandão as principais causas de evasão escolar são a falta de orientação vocacional e o desconhecimento do teor do curso e da profissão escolhidos. O alto índice de evasão deixa claro que o problema não é exclusivo do aluno mas está relacionado com o sistema educacional a família as condições sociais própria escola dentre outros fatores.
Cópia da Proposta de Emenda à Constituição apresentada pelo Deputado João Vítor Xavier: