Fique por Dentro

Voltar

07 DE OUTUBRO DE 2020

Primeira Virada Digital reuniu empresários de tecnologia com João Vitor Xavier e seu vice, Leonardo Bortoletto

O evento apresentou propostas para trazer de volta a Belo Horizonte empresas que abandonaram a cidade por falta de incentivo.

O evento apresentou propostas para trazer de volta a Belo Horizonte empresas que abandonaram a cidade por falta de incentivo.

Na disputa pela Prefeitura de BH, João Vítor Xavier (Cidadania) e o candidato a vice na chapa, Leonardo Bortoletto (DEM), participaram nessa quarta-feira (7) da primeira Virada Digital, um encontro entre profissionais e empreendedores do setor de ciências e tecnologias de Minas Gerais. O objetivo foi estabelecer um diálogo entre os empreendedores do setor a respeito das dificuldades que os empresários enfrentam atualmente na capital mineira. Durante o encontro, João Vítor apresentou suas propostas com intuito de incentivar o retorno de empresas que abandonaram a capital e se instalaram na região metropolitana. 

“Queremos que os senhores se preparem para instalar suas empresas aqui, na região central da cidade. E vamos ouvir as necessidades para que esse retorno se torne viável. Precisamos de vocês para devolver à Belo Horizonte o título perdido de cidade digital”, afirmou.

João disse ainda que é por meio desse diálogo que, se eleito, vai criar políticas públicas de incentivo fiscal favoráveis para esse retorno. “Queremos fomentar o setor e dar para o jovem belo-horizontino a condição de estudar, trabalhar e prosperar na nossa cidade, precisamos recuperar não só o título de cidade digital, mas de ressignificar o Centro de Belo Horizonte o transformando em um centro digital e não um centro abandonado e propício à criminalidade”. 

Ainda de acordo com João Vítor Xavier, é preciso desmistificar o sentimento que a população tem sobre a ciência e à tecnologia. “As pessoas estão tão acostumadas com o pouco, ou com o  quase nada, que medidas simples como disponibilizar o wifi gratuito nos ônibus parece uma proposta absurda e inviável”, lamentou. 

Quem, hoje, usa os ônibus executivos têm wifi gratuito, mas as pessoas mais pobres, que usam as linhas normais, não têm. A gente tem que democratizar, levar internet no ônibus para todo mundo”, defendeu, afirmando que a medida não traz muitos custos para a administração e que poderá ser viabilizada em parceria com as próprias empresas de transporte público da capital. 

“O incentivo ao setor passa desde a busca na iniciativa privada, na atuação da Prodabel, na capacitação da mão de obra, para conseguirmos gerar soluções que não têm sido apresentadas” falou Leonardo Bortoletto, vice de João Vítor e empresário no setor de tecnologia. Leonardo afirmou que o encontro com profissionais da área de tecnologia aqui em Minas é importante para fortalecer e recuperar uma das vocações de BH: a de ser uma cidade da inovação! “Junto a João Vítor Xavier, entendi que nós conseguiremos avançar em tecnologia, pois teremos o incentivo do governo para fomentar ideias que nascem aqui e que devem ficar aqui.” concluiu o candidato a vice.

Foto: Rafael D'Souza