Fique por Dentro

Voltar

24 DE OUTUBRO DE 2020

Pesquisa sobre limpeza pública revela: BH não teve nenhuma melhoria nos últimos anos

Dados apontam que coletas de resíduos sólidos e domiciliares não tiveram aumento, o que provoca uma maior incidência dos descartes clandestinos

Conforme pesquisa realizada pelo IBOPE, em agosto, a limpeza pública é um dos problemas  enfrentados pela população de Belo Horizonte. Quem anda pelas ruas centrais e periféricas se depara com uma cena comum: lixo e sujeira espalhados pelas calçadas e vias públicas. 
 
O Plano de Governo de João Vítor Xavier propõe desenvolver programas de melhorias nas coletas de tratamentos de lixos e resíduos.  Atualmente, a cidade de Belo Horizonte recicla menos de 1% de todo lixo que é descartado. O candidato se compromete a criar benfeitorias que venham a refletir em uma cidade mais limpa e, com isso, mais próspera na questão da saúde pública e da economia municipal.
 
De acordo com um levantamento sobre a limpeza urbana, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, o serviço de varrição de ruas, entre os anos de 2016 e 2019, foi reduzido em -5,4%, o que explica o abandono e descaso nesse setor. Enquanto isso, a arrecadação de Taxa de Limpeza Urbana, cobrada junto a guia do IPTU, aumentou em quase 50% durante o mesmo período. 
 
O estudo traz dados sobre a coleta de resíduos sólidos e domiciliares, subdividido em ‘Coleta na Cidade Formal’ e ‘Coleta em Vilas e Favelas’. Entre os dados reportados em 2019, a pesquisa afirmou que não houve avanço de coleta na ‘Cidade Formal’. Entretanto, o foco da atuação em Vilas e Favelas não surte o efeito desejado, pois, houve aumento de 12,5% de vias atendidas, porém não ocorreu o aumento de lixo coletado. É fácil percorrer regiões centrais e periféricos de Belo Horizonte e encontrar lixos e entulhos acumulados em canteiros, calçadas e entupindo os bueiros da cidade. 
 
Devido aos acúmulo de lixos e entulhos em determinados pontos da cidade, é fácil encontrar moradores e comerciantes que tenham reclamações sobre a infestação de ratos, principalmente em períodos de pós chuva. 
 
É necessária a mudança da gestão administrativa para que Belo Horizonte venha a ter avanços e melhorias da limpeza pública e, sucessivamente, da saúde, do saneamento básico, da infraestrutura e da economia.
 
Conheça o Plano de Governo de João Vítor Xavier.