Fique por Dentro

Voltar

04 DE DEZEMBRO DE 2024

João Vítor Xavier é reeleito como 3º Secretário da Mesa Diretora da Assembleia para o próximo biênio

Eleição que aconteceu na manhã desta quarta-feira (4) reconduziu o deputado estadual e demais membros da Mesa para o próximo biênio

O deputado estadual João Vítor Xavier foi reeleito como 3º Secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para o biênio 2025/27. A eleição aconteceu na manhã desta quarta-feira (4), no Plenário da Casa. 

Além do parlamentar, a eleição também reconduziu o deputado Tadeu Leite à presidência, ao lado de outros cinco membros da Mesa: a 1° vice-presidente, Leninha; o 2° vice-presidente, Duarte Bechir; o 3° vice-presidente, Betinho Pinto Coelho;o 1º secretário, Gustavo Santana; e o 2º secretário, Alencar da Silveira Jr.

“Fico feliz por minha reeleição como 3º Secretário e agradeço a todos os colegas deputados e deputadas pela confiança. Reforço, mais uma vez, o meu compromisso em seguir trabalhando em prol de Minas Gerais e dos mineiros”, afirmou o deputado estadual João Vítor Xavier.

+ Veja o conteúdo sobre a eleição da Mesa Diretora da Assembleia clicando aqui

A Mesa da Assembleia foi eleita por votação aberta, com o registro de cada voto no painel eletrônico do Plenário, uma vez que a Emenda à Constituição 91, de 2013, acabou com o voto secreto. Todos os deputados da próxima Mesa foram eleitos por unanimidade dos votantes.

Qual é a função dos secretários da Mesa Diretora? 

Os secretários se substituem pela ordem de sua enumeração e substituirão o Presidente na falta ou no impedimento dos vice-presidentes. Cabe aos secretários: inspecionar os trabalhos da Secretaria da Assembleia e fiscalizar as despesas; fazer a correspondência oficial da Assembleia, assinando a que não for atribuída ao presidente; proceder à contagem dos deputados, em verificação de votação; fiscalizar a redação das atas e fazer sua leitura no Plenário; redigir a ata das reuniões secretas; assinar as proposições de lei, as leis e as resoluções legislativas que o presidente promulgar; e auxiliar na verificação de votação.