Fique por Dentro

Voltar

29 DE NOVEMBRO 2012

João Vítor Xavier defende mais recursos para universidades estaduais mineiras

De acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias-2013 40% dos recursos da Fapemig deverão ser destinados ao financiamento de projetos desenvolvidos por instituições estaduais

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig – foi tema de Audiência Pública realizada nessa quarta-feira (28/11) na Comissão de Educação Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O deputado estadual João Vítor Xavier participou da reunião e defendeu mais recursos para as universidades estaduais mineiras.

Como relator da Lei de  Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2013 João Vítor Xavier propôs uma emenda que destina 40% do orçamento da Fapemig para o financiamento de projetos desenvolvidos por instituições estaduais. Essa emenda foi aprovada dentro do texto da LDO sancionada pelo governador Antonio Anastasia no mês de agosto. Antes o número era de apenas 10%.

“Isso vai fazer com que nós tenhamos mais dinheiro para fomentar os pesquisadores ligados à Epamig UEMG Unimontes FUNED e outras instituições estaduais” afirma João Vítor Xavier. “Se hoje não há estrutura para esses pesquisadores um dos caminhos é utilizar parte do orçamento justamente para infraestrutura. Não é possível que tenhamos universidades estaduais tão fragilizadas em Minas sendo que São Paulo por exemplo tem a USP como uma das mais respeitadas do Brasil” completa.

O Secretário de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior Narcio Rodrigues concordou com a preocupação do deputado João Vítor Xavier. “Não se trata de desvio de recursos mas de se montar uma estrutura para permitir o desenvolvimento da produção científica no Estado” destacou Narcio Rodrigues.

Ainda durante a Audiência Pública João Vítor Xavier e o presidente da Comissão de Educação Ciência e Tecnologia deputado Bosco confirmaram que algumas unidades da UEMG e da Unimontes estão em estado deplorável.