Fique por Dentro

Voltar

26 DE JUNHO DE 2024

João Vítor Xavier apresenta projeto de lei que reconhece técnica de bordado de Caeté como de relevante interesse cultural para Minas

Técnica de bordado conhecida como bainha aberta chegou em Caeté durante o ciclo do ouro

Valorizar a história e a cultura mineira é muito importante para o deputado João Vítor Xavier. Por conta disso, o parlamentar apresentou o Projeto de Lei nº 2.568/2024, que homenageia e reconhece como de relevante interesse cultural para Minas Gerais, a técnica artesanal de bordado “bainha aberta” do município de Caeté. O estilo de bordado chegou na cidade há mais de 300 anos e faz parte da história de diversas gerações.

Veja o vídeo sobre o Projeto de Lei nº 2.568/2024

Trazida pelos portugueses ainda no período do ciclo do ouro, a bainha aberta é um tipo de bordado feito à mão, do tipo fios contados. Essa técnica forma desenhos padronizados e tem como característica marcante a contagem igual dos fios e a união por meio de pontos diversos. 

“Caeté consolidou a bainha aberta como uma tradição da nossa terra. Como forma de valorizar essa técnica de bordado, e também as bordadeiras que mantêm essa cultura viva na cidade, apresentamos este projeto de lei. É só assim que podemos agregar valor aos nossos produtos para que eles possam valer cada vez mais, e assim preservar a cultura caeteense em todos os cantos de Minas, do Brasil e do mundo”, pontuou o Dep. João Vítor Xavier. 

O Projeto de Lei nº 2.568/2024 foi apresentado e será deliberado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para posterior votação em dois turnos no Plenário.

Fotos: Historiarte Bordados