Fique por Dentro
08 DE MAIO DE 2013
João Vítor Xavier apoia estadualização da Uemg – Universidade do Estado de Minas Gerais
Deputado participa do encontro do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais Dinis Pinheiro com o secretário de Ciência Tecnologia e Ensino Superior Narcio Rodrigues
A ampliação da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) foi discutida nessa terça-feira (07/05) em encontro do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais Dinis Pinheiro com o secretário de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior Nárcio Rodrigues. O deputado João Vítor Xavier participou da reunião no Salão Nobre da ALMG.
Narcio Rodrigues deu detalhes da proposta de absorção pela Uemg de seis fundações associadas. O secretário pediu o apoio dos deputados para que seja aprovado com agilidade o Projeto de Lei (PL) 3.948/13 do governador que prevê a absorção.
Com a aprovação do projeto que chegou à ALMG em 10 de abril serão encampadas as fundações educacionais de Campanha Diamantina Carangola Divinópolis Passos e Ituiutaba que hoje já fornecem diplomas com a chancela da Uemg. Com a absorção os 84 mil estudantes dessas instituições deixarão de pagar uma mensalidade média de R$ 700 uma vez que a Uemg é gratuita. “Esse processo acrescentará de R$ 85 a 90 milhões anuais ao custeio da Uemg e a transformará na terceira maior universidade pública do Estado depois da UFMG e da Universidade Federal de Uberlândia” destaca Narcio Rodrigues.
“De acordo com a Secretaria de Ciência e Tecnologia serão cerca de 10 mil alunos integrados à Uemg de forma gratuita. Por isso não há dúvida de que a estadualização da Uemg será um marco histórico para a educação de Minas Gerais” declara João Vítor Xavier.