Fique por Dentro
31 DE JULHO DE 2012
João Vítor Xavier acompanha assinatura de decreto que declara a Serra da Piedade em Caeté como Atrativo Turístico de Especial Relevância
O título vai aumentar a visibilidade do local além de fomentar o turismo e atrair recursos gerando mais empregos
O deputado estadual João Vítor Xavier acompanhou nesta terça-feira (31/07) a assinatura do decreto que declara o conjunto paisagístico e cultural do Santuário Nossa Senhora da Piedade em Caeté como Atrativo Turístico de Especial Relevância. O título aumentará a visibilidade do local além de fomentar o turismo e atrair recursos gerando mais empregos. O decreto prevê a adoção de políticas públicas como a preservação da biodiversidade do entorno do Santuário. Este é o primeiro atrativo de Estado considerado de Especial Relevância.
O ato coincide com a celebração dos 52 anos da proclamação de Nossa Senhora da Piedade como Padroeira de Minas. “Ao fazer esta declaração estamos determinando às áreas de governo que realizem ações voltadas para as grandes potencialidades que temos não só no turismo religioso mas de todo esse acervo que é único. A Serra da Piedade é um dos maiores patrimônios de Minas Gerais e do Brasil por sua beleza física seu significado religioso histórico e cultural” destacou o governador Antonio Anastasia.
“Foi um belo evento que transforma nosso paraíso em Atrativo Turístico de Especial Relevância. Além disso representa o primeiro passo para criação da rota turística Serra da Piedade/Caeté – Santuário de Nossa Senhora Aparecida/SP. Uma rota de fé para os brasileiros” afirmou João Vítor Xavier. O Caminho Religioso Estrada Real (Crer) será um trajeto para peregrinação de aproximadamente 850 quilômetros que liga os santuários da Padroeira de Minas e da Padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida em Aparecida do Norte (São Paulo). A rota coincidirá com parte da Estrada Real com um trajeto que abrange 86 municípios mineiros. Com recursos de R$ 2 milhões a etapa de implantação do Crer será concluída até maio de 2013. O projeto é inspirado no Caminho de Santiago de Compostela famoso em todo o mundo que percorre um trajeto da França à Espanha em 750 quilômetros.
O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte Dom Walmor Oliveira de Azevedo participou do evento na Serra da Piedade e elogiou a iniciativa. “Tenho certeza de que estamos abrindo um horizonte cada vez largo de modo que o futuro religioso turístico e cultural de Minas Gerais possa ganhar mais espaço e incentivos” disse Dom Walmor.
Antonio Anastasia anunciou que a Cemig vai iluminar o portal existente no local e eletrificar a bomba d´água (em nascente ao pé da Serra) para regular o abastecimento no topo do santuário. “Pretendemos juntamente com a prefeitura de Caeté no próximo ano fazer a iluminação do trecho da estrada municipal que liga a rodovia ao topo da Serra. E claro fazemos eco ao pedido de duplicação da BR-381 fundamental não só para Caeté mas para todo Leste do Estado para o desenvolvimento econômico e segurança de todos que trafegam por esta artéria” ressaltou.
Caeté é um dos municípios eleitos pela Secretaria de Turismo como destino indutor do desenvolvimento turístico regional de Minas devido à importância do turismo religioso. Recentemente numa votação popular pela internet para escolha das Sete Maravilhas da Estrada Real a Serra da Piedade foi premiada como hors-concours.
O Conjunto Arquitetônico e Paisagístico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1956 e pelo Estado em 1989 que o declarou como Monumento Natural e Cultural de Minas Gerais e pelo município de Caeté em 2001. Lei estadual de 2004 definiu os limites da Área de Proteção Ambiental da Serra da Piedade.
Em 2005 a Unesco entregou o título de “reserva da biosfera” ao trecho mineiro do maciço da Serra do Espinhaço que inclui a Serra da Piedade. Em maio de 2006 o governador Aécio Neves homologou a extensão do tombamento do Conjunto Paisagístico da Serra da Piedade nos municípios de Caeté e Sabará que foi aprovado pelo Iphan em 2010.
O Santuário atrai peregrinos desde o século XVIII quando os portugueses Antônio da Silva Bracarena e Irmão Lourenço construíram um eremitério e uma igreja dedicada a Nossa Senhora no alto da montanha a 1.746 metros de altitude.
O segmento de Turismo religioso é um dos que mais cresce no mundo. Levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas da Universidade de São Paulo mostra que existem cerca de 15 milhões de brasileiros interessados em destinos religiosos. Mais de 81 milhões de viagens domésticas no Brasil são motivadas pela fé.
Em 2013 Belo Horizonte vai sediar o II Congresso Mundial de Universidades Católicas (CMUC) que deverá reunir cerca de quatro mil pessoas. O CMUC é um dos eventos que antecede a Jornada Mundial da Juventude que será realizada no Rio de Janeiro.