Fique por Dentro

Voltar

07 DE NOVEMBRO DE 2020

João Vítor pretende valorizar o trabalho dos agentes de combates as endemias e agentes comunitários de Saúde

Revisar a remuneração da classe e oferecer uma melhor estrutura para classe são metas do candidato

A Associação Metropolita dos Agentes de Combate as Endemias e Agentes Comunitários de Saúde (AMACES) de Belo Horizonte, através do seu presidente João Rodrigues e alguns membros da entidade, estiveram reunidos no início da noite da sexta-feira, dia 6, com o candidato a prefeito João Vítor Xavier. A pauta da reunião foi conversar sobre o descaso e os problemas que a categoria vem passando durante os últimos anos de gestão pública municipal.

De acordo com o presidente da AMACES, a atual administração retirou o abono salarial da categoria. “Somos uma das classes que menos recebe”, comentou. Na ocasião, João Rodrigues entregou para João Vítor Xavier, um compromisso de campanha. “Essa, com certeza, será a primeira de muitas reuniões que teremos com João Vítor, as próximas, acontecerão dentro da Prefeitura”, disse João Rodrigues. 

Após ouvir o presidente da Associação, João Vítor Xavier comentou sobre a importância desses profissionais que atuam na linha de frente do SUS e que, visitam, cotidianamente, inúmeras pessoas, levando tratamento e carinho aos pacientes. “Precisamos melhorar a estrutura de trabalho desses funcionários e oferecer a eles condições dignas para o desempenho das suas funções. Para termos uma saúde pública de qualidade é necessário, antes de tudo, valorizar o profissional e uma dessas valorizações é uma remuneração digna. O conceito do SUS está baseado no trabalho dos agentes de saúde”, pontuou o candidato.

Membros da Associação fizeram uso da palavra e reclamaram que se sentem desamparados pela atual gestão pública municipal. “Estamos em contato com muitas pessoas diariamente. Visitamos as pessoas doentes e nenhum de nós teve a oportunidade de fazer testes de Covid. Isso é um descaso conosco. Como podemos cuidar da saúde dos outros se, às vezes, nós mesmo não temos saúde para realizar esses cuidados?”, disse um dos associados. 

João Vítor Xavier encerrou a reunião enfatizando que mudanças na área da Saúde são possíveis de acontecer e que, para isso, manterá abertas as portas de seu gabinete para que possam haver diálogos com a categoria. “Só assim poderei conhecer as necessidades dos trabalhadores públicos e, com a troca de ideias, poderemos juntos, traçar uma nova realidade para toda Belo Horizonte”, finalizou.


Foto: Rafael D'Souza