Fique por Dentro

Voltar

28 DE OUTUBRO 2020

Incentivos ficais e volta às aulas foram temas da entrevista de João Vítor Xavier à CNN

Candidato à Prefeitura de Belo Horizonte defendeu também a revisão do Plano Diretor da cidade e falou sobre a revitalização da economia belo-horizontina

Na manhã desta quarta-feira, dia 28, o candidato João Vítor Xavier falou sobre os principais propostas do seu Plano de Governo em entrevista concedida para a CNN. O postulante à Prefeitura de Belo Horizonte respondeu à perguntas que envolveram assuntos como incentivos fiscais, volta às aulas, problemas causados pelas chuvas, vacinação compulsória, crise em bares e restaurantes, plano ao combate de álcool e drogas e sobre a revisão do plano diretor da cidade.

Incentivos Fiscais – Os planos de João Vítor Xavier visam estimular a economia através de apoio aos empreendedores e comerciantes de Belo Horizonte para que o setor gere emprego e renda aos belo-horizontinos. Conforme o candidato, diminuir a arrecadação de alguns impostos pode ser a solução para a economia local. “Uma das ideias do Plano de Governo é fazer um fundo de fomento comercial na cidade, através de microcrédito para pequenos e médios comerciantes e empreendedores. Isso não é renúncia fiscal, muito pelo contrário, isso é estímulo para a economia. Precisamo incentivar quem produz. Belo Horizonte tem perdido empresas e indústrias para outras localidades, e com isso, se perde arrecadação”, disse o candidato.

Volta às Aulas – João Vítor destaca que a educação, além de ter seu papel fundamental educacional, é também uma agente na proteção social da criança e do adolescente. “Enquanto a criança está na escola, ela está protegida da marginalidade, do crime, do assédio e do tráfico de drogas. Me preocupo muito com essa questão”, comentou. De acordo com o candidato, a volta às aulas é uma das prioridades, caso eleito. João Vitor defende um retorno seguro e pautado em modelos que deram certo ao redor do mundo. Para ele, a educação é primordial para a formação do cidadão e, infelizmente, mesmo antes da pandemia, o setor já não vinha sendo bem administrado. “No último IDEB (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica), Belo Horizonte teve a pior nota das 26 capitais do país. Se as aulas não voltarem, a colheita será desastrosa para Belo Horizonte nos próximos anos”, completou.

Problemas causados pelas chuvas e moradores em áreas de risco – Os problemas enfrentados pela população belo-horizontina em relação às chuvas nos últimos anos são devidos ao descaso e falta de manutenção e limpeza em barragens, córregos e nas vias públicas. “As regionais foram abandonadas pela Prefeitura e hoje a população mais carente sofre com esse resultado”, apontou João Vítor. O candidato salientou também que esses problemas, na sua gestão, serão solucionados através de ações preventivas de obras e manutenção. 

Vacinação compulsória – João Vítor afirmou que manterá diálogos com especialistas para que o maior número de pessoas sejam imunizadas, sempre respeitando as medidas necessárias e de segurança. 

Bares e restaurantes afetados pela pandemia  - A falta de diálogo com o setor é um dos principais problemas enfrentados pela categoria com a atual administração municipal. João Vítor Xavier entende que o setor é uma das principais vocações de Belo Horizonte e defende que é necessário reforçar o turismo, eventos e negócios para que a cidade venha a ter novamente o impulso e reconhecimento necessário. “Belo Horizonte tem localização estratégica e privilegiada no Brasil. Temos a melhor gastronomia do país e temos o título de ‘Capital dos Bares’. Essa é a porta de entrada da nossa cidade. Esse é o destino e o futuro de BH”, enfatizou. 

Plano Municipal ao Combate de Álcool e Drogas – Devido ao aumento de moradores de ruas em Belo Horizonte e consumo de drogas por parte dessa população, João Vítor Xavier pretende se espelhar em exemplos de programas que deram certo em outras capitais para que sejam implementadas na cidade. “Isso é uma tragédia social e urbana”, comentou o candidato. 

Revisão do Plano Diretor – João Vítor Xavier afirmou a necessidade da revisão do atual Plano Diretor de Belo Horizonte. “É um desastre e ele gera tudo o que está acontecendo atualmente em Belo Horizonte, uma cidade empobrecida, que perde seus empregos, suas empresas e suas forças. A área da Construção Civil está sendo expulsa da cidade e se alocando em cidades do entorno. Precisamos recuperar áreas degradadas como o Hipercentro, Floresta, Lagoinha, Bonfim, Carlos Prates, Barro Preto e nós não faremos isso com um Plano Diretor que inviabiliza a construção civil na nossa cidade. Nosso Plano Diretor precisa ser revisto”, concluiu. 

Assista, na íntegra, à entrevista na CNN