Fique por Dentro

Voltar

11 DE NOVEMBRO 2020

Governo de João Vítor Xavier vai criar projetos para proteger mulheres em situação de vulnerabilidade

Casa da Mulher, Auxílio Aluguel e Patrulha Maria da Penha são projetos que serão implementados para oferecer proteção e dignidade às mulheres vítimas de violência em BH

A cada dia, os números aumentam em relação aos crimes cometido contra às mulheres. Conforme dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança de Minas Gerais (SEJUSP/MG), até setembro deste ano, já foram registrados 13.373 casos de algum tipo de violência contra a mulher somente em Belo Horizonte. 

Muitas dessas mulheres não tem nenhum amparo familiar e muito menos social, por isso, continuam a conviver com seus agressores por pura falta de opção de moradia, emprego e segurança. Como uma forma de auxiliar e apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade, João Vítor Xavier pretende implantar a ‘Casa da Mulher’. “Nestes locais os espaços serão seguros e confortáveis para que possam abrigar mulheres, mães e filhos que sofrem de violência e precisam de ajuda”, disse João Vítor. O candidato a prefeito ressalta que na ‘Casa da Mulher’ a vítima encontrará atendimento psicológico, médico, assistência jurídica e social. A intenção é a de criar em quatro anos, ao menos, uma unidade da ‘Casa da Mulher’ em cada regional administrativa de Belo Horizonte.

Outra proposta de João Vítor Xavier é a criação do ‘Auxílio Aluguel’, para a mulher que precisa sair de casa com seus filhos e não tem para onde ir. “A cidade de Belo Horizonte tem verba para isso. O investimento para realizar esses dois projetos representam 0,07% do orçamento total da Prefeitura. Esse é um custo muito pequeno para garantir o cuidado e proteção que as mulheres merecem”, destacou o candidato. “Com coragem e trabalho de verdade, vamos cuidar e proteger as mulheres da nossa cidade”, completou.

João Vítor Xavier tem vários projetos que visam a segurança para as mulheres, a ‘Patrulha Maria da Penha’ é outra iniciativa do candidato. Nessa proposta, será possível que as vítimas acionem os agentes da Guarda Municipal, através de aplicativos de celulares ou por telefone. Na prática, os guardas manterão contato com a vítima pelo período que for necessário.  “É uma patrulha que cuida do diálogo com as mulheres, que visita aquelas que foram agredidas, vendo como elas estão, se o agressor está respeitando a medida protetiva ou não”, explicou. O candidato salienta que o programa precisa ser estruturado de acordo com critérios técnicos. No governo de João Vítor Xavier as mulheres poderão contar com todo apoio necessário. 

O Plano de Governo de João Vítor Xavier e Leonardo Bortoletto apresentam inúmeros  projetos visam melhorias urgentes para a população belo-horizontina. Acesse e conheça as propostas para a Saúde, Educação e outras áreas. BH precisa mudar!