Fique por Dentro

Voltar

8 DE ABRIL 2013

Fim do impasse: DER vai mediar convênio para táxis no Aeroporto de Confins

Para o deputado estadual João Vítor Xavier prevaleceu o bom senso. Convênio inicial terá duração de seis meses.

Após muito debate nos últimos meses chegou ao fim o impasse sobre o transporte de passageiros por táxi no Aeroporto Internacional Tancredo Neves em Confins na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O DER – Departamento de Estradas de Rodagem – de Minas Gerais vai mediar convênio para a integração dos taxistas de Belo Horizonte Lagoa Santa e Confins no aeroporto.

O convênio inicial terá duração de seis meses podendo ser prorrogado posteriormente. Pelo acordo os taxistas de Belo Horizonte agora poderão levar os passageiros até Confins e voltar com passageiros. Essa mesma regra passará a valer para as frotas de Confins e Lagoa Santa. O convênio nos mesmos moldes já existe em boa parte dos municípios da região metropolitana como Contagem Sabará e Ribeirão das Neves.

Em junho do ano passado a questão foi tema de Audiência Pública na  Comissão de Transporte Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais após requerimento do deputado estadual João Vítor Xavier. Na semana passada o assunto voltou à pauta da Comissão. Ainda na última semana houve uma reunião no Governo do Estado convocada pelo Governador Antonio Anastasia e capitaneada pelo Secretário de Gestão Metropolitana Alexandre Silveira. Participaram do encontro a Secretária de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais Maria Coeli Simões o diretor de Fiscalização do DER João Afonso Baêta Costa Machado e o Promotor de Justiça Leonardo Barbabela membro do Ministério Público. Após essa reunião o prefeito de Lagoa Santa Dr. Fernando Pereira Gomes Neto foi convidado a ir à Cidade Administrativa para que se buscasse um consenso.

Nesta segunda-feira 08/04 o diretor do DER João Afonso Baêta Costa Machado esteve na Assembleia Legislativa e comunicou o posicionamento oficial do Governo de Minas de que será feito o convênio inicial de seis meses para a integração dos táxis em Belo Horizonte Confins e Lagoa Santa. “Após os seis primeiros meses serão avaliadas as situações dos taxistas dessas três cidades. A partir daí o convênio será avaliado e as cidades poderão sugerir melhorias ou alterações. Não tenho dúvidas de que prevaleceu o bom senso. O convênio será bom principalmente para o cidadão mineiro o maior interessado nessa integração” destaca o deputado João Vítor Xavier.