Fique por Dentro

Voltar

22 DE JANEIRO 2013

Deputado critica atraso nas obras de duplicação da BR-381

“A paciência do povo mineiro já acabou e não podemos aceitar mais que o Governo Federal empurre com a barriga a obra mais importante de Minas” afirma João Vítor Xavier

O deputado João Vítor Xavier classificou como vergonhosa a notícia de que as obras de duplicação da BR-381 no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares estão novamente adiadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – Dnit. A concorrência pública para o início dos seis primeiros lotes da “Rodovia da Morte” foi suspensa nessa segunda-feira (21/01) pelo presidente da Comissão de Licitação do Dnit Arthur Luís Pinho de Lima.

Em outubro do ano passado o Ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos esteve na capital mineira e anunciou que as obras começariam no próximo mês de março com conclusão prevista para 2016. Com a suspensão da licitação especialistas em contratos públicos e obras preveem atraso no cronograma.

“Isso será tema da nossa primeira ação na volta aos trabalhos parlamentares na Assembleia Legislativa. Vamos questionar o Dnit e o Governo Federal sobre os motivos. Qualquer irregularidade na licitação precisa ser investigada com urgência. A paciência do povo mineiro já acabou e não podemos aceitar mais que o Governo Federal 'empurre com a barriga' a obra mais importante de Minas Gerais” disparou o deputado João Vítor Xavier.

Os números são alarmantes: apenas de janeiro a novembro de 2012 foram registradas 114 mortes na BR-381 considerada a mais violenta do país devido à grande quantidade de curvas sinuosas e ao intenso tráfego de caminhões. Segundo o Dnit a rodovia recebe em média 40 mil veículos por dia e há trechos como a área urbana de Ipatinga no Vale do Aço em que o movimento chega a 80 mil veículos. Construída há quase 60 anos a estrada de pista simples liga a capital mineira ao Leste do Estado.