Fique por Dentro

Voltar

13 DE ABRIL 2012

Deputado acompanha assinatura de protocolo do Governo de Minas com o Grupo Yser de Portugal

Grupo investirá R$ 24 bilhões possibilitando a criação de 32 mil empregos na primeira fase de implantação do projeto

O deputado estadual João Vítor Xavier acompanhou na quinta-feira (12/04) no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa assinatura do protocolo de intenções entre o Governo de Minas e a YTI-Yser (Grupo Yser) de Portugal para a instalação de um complexo agroindustrial no Estado. O projeto prevê a implantação de cinco maciços de floresta de pinus numa área de 100 mil hectares em Brasilândia de Minas no Noroeste do Estado. Também serão instaladas cinco unidades industriais para a produção de carvão vegetal biocarvão e resina.

“Tenho a alegria de ter ajudado capitaneado pelo Secretário de Ciência Tecnologia e Ensino Superior deputado federal Narcio Rodrigues a trazer esse importante investimento e ajudar na geração de milhares de postos de trabalho em nosso Estado. Isso faz a vida pública valer a pena!” comemorou João Vítor Xavier.

O Grupo Yser investirá R$ 24 bilhões possibilitando a criação de 32 mil empregos na primeira fase do projeto. O grupo é referência mundial na produção de derivados de resina natural na genética de pinus e na gestão de florestas. Com a implantação do projeto pretende se tornar também uma referência mundial na produção de carvão vegetal de forma totalmente sustentável.

“Parcerias como essas são fundamentais porque vão permitir a distribuição melhor da renda em nosso Estado. Termos aqui uma virtuosa cadeia produtiva que nos levará em poucos anos não só a um número expressivo de empregos mas a uma movimentação econômica extremamente positiva” destacou o governador Antonio Anastasia.

O início da exploração dos maciços florestais está previsto para janeiro de 2017. Já as unidades industriais serão instaladas no período de 2013 a 2017. A floresta deverá produzir 703 milhões de metros cúbicos de madeira para carvão vegetal e 22 milhões de toneladas de resina bruta num prazo de 20 anos.

“Desde que o governador Anastasia assumiu o Governo de Minas a palavra de ordem é a busca de mais empregos para a população mineira. Essa obsessão com que o governador tem trabalhado para construir um ambiente de investimento em Minas Gerais encontrou um parceiro nessa empresa. Nós cumprimos a determinação do governador de identificar empresas que possam ser parceiras olhando para o futuro de Minas com a mesma visão que temos. Encontramos na Yser esse perfil” afirmou o secretário de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior Narcio Rodrigues.