Fique por Dentro

Voltar

27 DE ABRIL DE 2013

Com recursos de emenda parlamentar do deputado João Vítor Xavier Academia da Cidade do bairro Dom Cabral é inaugurada

Unidade do programa já está em funcionamento no Centro Dia do Idoso

O deputado estadual João Vítor Xavier participou da inauguração da Academia da Cidade do bairro Dom Cabral região noroeste de Belo Horizonte neste sábado (27/04) pela manhã. A unidade já está em funcionamento no Centro Dia do Idoso na Avenida Santa Matilde nº 345 ao lado da Praça da Comunidade. O parlamentar esteve ao lado do prefeito Marcio Lacerda; do secretário municipal de saúde Marcelo Gouvêa Teixeira; dos vereadores Orlei Pereira e Juninho Los Hermanos; da coordenadora da Academia da Cidade Vera Maria Guimarães; e da secretária adjunta da Regional Noroeste Cláudia Márcia de Lima.

Por meio do Ofício Externo JVX 1018/2012 o deputado indicou recursos de R$ 500 mil em emenda parlamentar para a implantação de oito unidades do programa nas regionais Noroeste e Pampulha uma delas no bairro Dom Cabral.

“É importante destacar os benefícios da Academia da Cidade: as pessoas ganham qualidade de vida mais uma opção de lazer e com a rotina de atividades físicas podem evitar doenças graves como diabetes hipertensão câncer doenças cardiovasculares e respiratórias. Tenho acompanhado a história de algumas pessoas e muitas delas contam que conseguiram reduzir consideravelmente o número de remédios que tomavam antes. Sem dúvida a Academia da Cidade mudou a vida de muitas pessoas” afirma João Vítor Xavier.

Além de atividades como lian gong e dança de salão a academia oferece aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) oficinas de arte e artesanato e promove campanhas educativas e de apoio e fortalecimento ao idoso.


Instaladas em espaços abertos as Academias da Cidade oferecem gratuitamente atividades físicas com orientação adequada. Em cada um dos espaços são colocados à disposição da população dez tipos de aparelhos de ginástica que possibilitam exercícios aeróbicos e anaeróbicos dos membros superiores e inferiores. São movimentos que melhoram a flexibilidade o fortalecimento muscular e ajudam na prevenção de doenças.


As atividades são gratuitas e qualquer pessoa acima de 18 anos pode participar das atividades. Basta fazer a inscrição e a avaliação física com o professor na academia mais próxima da residência. Cada pessoa pode utilizar a academia por um período de uma hora e pelo menos três vezes durante a semana.