Fique por Dentro

Voltar

05 DE SETEMBRO DE 2017

Cemig identifica causa de queda de energia em São José da Lapa

População de São José da Lapa reclama de transtornos com interrupções no fornecimento de eletricidade.

Um problema no religador automático na região do bairro Dom Pedro I em São José da Lapa foi a principal causa de problemas no fornecimento de energia elétrica detectados pela Cemig no município da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O assunto foi debatido pela Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na cidade nesta segunda-feira (4/9/17).

O deputado João Vitor Xavier autor do requerimento que solicitou a reunião disse que a comissão foi até a cidade como um esforço no sentido de resolver os diversos problemas enfrentados pelos moradores. “Reconhecemos o trabalho da Cemig mas devemos cobrar para que não haja problema de eletricidade em nenhum ponto da cidade” concluiu.

De acordo com o técnico do Sistema Elétrico da Cemig Dirceu Venâncio Santos Júnior o problema foi detectado após investigação na rede de energia da cidade. O religador é o responsável por restaurar a energia após quedas eventuais e seu funcionamento incorreto causou inúmeros prejuízos aos moradores.

“Quando relataram os problemas os moradores também falavam de queda de energia ou de pico mas não relatavam interrupção o que prejudicou ainda mais a constatação real do problema. Estamos monitorando e desde julho não tivemos mais problemas de interrupção apenas quedas rápidas” completou o técnico.

No entanto moradores presentes à reunião apresentaram outras reclamações principalmente relacionadas ao distrito de Inácia de Carvalho. O técnico reconheceu que ainda não há uma conclusão sobre qual seria o problema dessa área específica. “Esta é minha próxima tarefa. Peço que sempre que houver problemas eventuais nos relatem” disse.

- Moradora de Inácia de Carvalho Gisele Alves relatou que o último pique de energia na área foi na noite de 19 de agosto com o restabelecimento do serviço na madrugada do dia 20. “Nossa energia passa por uma mata. Em qualquer tempestade ficamos sem água luz e telefone e são horas esperando uma resposta da Cemig. Tenho padaria e não pude atender a comunidade no domingo. Sítios alugados na área tiveram de restituir financeiramente quem havia se hospedado lá” relatou.

Morador do bairro Dom Pedro I José Alves de Souza discordou de que o problema esteja resolvido relatando diversos apagões desde julho. “Padarias e açougues perdem material e reclamam com as lideranças de bairro como eu. A frequência de falta de energia precisa ser a mais baixa possível” afirmou.

O presidente da Comissão João Vítor Xavier destacou a importância da reunião. “Ouvimos reclamações das autoridades locais e da população sobre as quedas de energia na cidade. A Cemig assumiu as falhas mostrou o trabalho para solucionar e garantiu a solução breve dos problemas. Continuaremos acompanhando de perto para que a solução realmente aconteça. Nossa visita foi fruto do pedido dos vereadores Gedeon Fernando Lagartixa e Rogério” finalizou.