Fique por Dentro

Voltar

29 DE MAIO 2015

Audiência Pública requerida por João Vítor Xavier debate situação de classificados em concurso da Secretaria de Defesa Social

“Estamos ao lado da lei e dos concursados” afirma o parlamentar

A pedido do Deputado João Vítor Xavier foi realizada audiência pública nessa quinta-feira (28/5/15) na Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para debater a situação dos aprovados em concurso público nas áreas de saúde e administrativa da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).

Excedentes no concurso realizado em 2013 e homologado em 2014 os aprovados reivindicam a nomeação imediata alegando que muitas vagas para as quais prestaram concurso continuam preenchidas por servidores contratados temporariamente alguns dos quais estariam no cargo há mais de dez anos. “Estamos cobrando do Governo de Minas a contratação dos aprovados em concurso público da Seds. Eles lutaram para passar nos concursos e hoje veem pessoas não concursadas ocupando suas vagas. Estamos ao lado da lei e dos concursados” afirma João Vítor Xavier.

O parlamentar observou que a Constituição de 1988 valoriza a capacidade técnica e que as pessoas que passaram no concurso têm que ser respeitadas. “Não estamos pedindo abertura de vagas desnecessárias ou inchaço da máquina pública. Apelo à sensibilidade do governo para que não permita que pessoas sem concurso ocupem a vaga de concursados preparados para assumir a função” diz João Vítor Xavier.

Durante a reunião convocada para debater a situação dos excedentes que pleiteiam a nomeação foi aprovado requerimento propondo a realização de visita da comissão à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) para debater a nomeação de candidatos aprovados no concurso da Seds. Também foi aprovado pedido de providências a ser encaminhado à Seds e à Seplag solicitando a elaboração de cronograma de recrutamento e nomeação dos candidatos aprovados. O mesmo requerimento solicita ainda que uma vez elaborado o cronograma seja encaminhado à comissão.

Com faixas e cartazes exigindo nomeação dezenas de aprovados no concurso público de 2013 para as áreas de saúde e administrativa da Seds ocuparam o Auditório e o Salão de Chá da Assembleia durante a realização da audiência. Caso não seja prorrogado o concursado expirará em julho deste ano. Contudo a superintendente da Seds disse que é interesse do governo prorrogar o prazo devido ao déficit de pessoal.