Fique por Dentro

Voltar

30 DE OUTUBRO 2013

Assinado convênio para a construção de 20 unidades de acolhimento a dependentes de álcool e outras drogas

Dez unidades serão construídas com recursos do Estado e outras dez com o apoio da sociedade e empresários. João Vítor Xavier participou de toda a articulação para que o convênio fosse assinado.

O deputado estadual João Vítor Xavier participou nessa terça-feira (29/10) na Cidade Administrativa da cerimônia de assinatura de convênio firmado com a entidade Obra Social Nossa Senhora da Glória – Fazenda da Esperança para a construção de 20 unidades de acolhimento de dependentes de álcool e outras drogas. Dez unidades serão construídas com o repasse de R$ 45 milhões do Governo de Minas. Outras dez unidades serão construídas com o apoio da sociedade e empresários.

“Tive a satisfação de participar de toda a articulação junto ao governador Antonio Anastasia e ao Frei Hans da Fazenda da Esperança. Na Assembleia Legislativa fui autor de emenda ao PPAG (Plano Plurianual de Ação Governamental) e ao PMDI (Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado) para permitir o aporte de recursos da área da saúde no projeto. Estive em quatro reuniões ao lado do governador e do Estevão Bretas para acertar a liberação de recursos. Agora vem a concretização com a assinatura do convênio. Sem dúvida foi a agenda mais feliz da minha vida pública” afirma João Vítor Xavier.

As unidades que vão acolher dependentes de álcool e outras drogas serão construídas nos municípios de Antônio Carlos Berizal Coromandel Gouveia Guarará Itabira Pouso Alegre São Gonçalo do Abaeté Taiobeiras e Teófilo Otoni. As novas casas vão aumentar a capacidade de atendimentos realizados pela instituição para mais 160 pacientes com idade entre 15 e 55 anos. Atualmente a Fazenda da Esperança está com 3 mil pessoas em recuperação. Em seus 30 anos de existência cerca de 20 mil pacientes já foram recuperados.

A contrapartida da Fazenda da Esperança ao convênio com o Estado será a construção de mais dez casas com o apoio da sociedade e empresários chegando em um total de 20 novas unidades. Essa ação possibilitará a abertura de mais 320 vagas expandindo o programa de recuperação de dependentes químicos e alcoólatras desenvolvido pela Fazenda da Esperança e ampliando a capacidade de acolhimento.

A instituição conta com 63 unidades em 25 estados brasileiros e mais 29 unidades em outros 14 países. Em Minas Gerais existem seis unidades com capacidade de atendimento para 110 pessoas instaladas em Coromandel Guarará Itabira Pouso Alegre São Gonçalo do Abaeté e Teófilo Otoni.

Pároco da Fazenda da Esperança o franciscano alemão Frei Hans Stapel disse que graças a esse convênio será possível erguer mais casas e acolher mais jovens. “Sinto que é um passo novo o que o Estado está fazendo. Precisamos compreender que as comunidades terapêuticas hoje atendem 80% dos jovens que estão nas drogas. A multidão que ainda está na rua também gostaríamos de acolher. Essas dez novas casas significam que mais 160 jovens poderão sair das ruas” destacou.

A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica que abriga jovens dependentes químicos. O trabalho se dá em diversos campos sociais mas o principal é direcionado aos que desejam se livrar das drogas e do álcool. A Obra Social Nossa Senhora da Glória Fazenda da Esperança é uma associação civil de direito privado sem fins econômicos constituída em 1983 em Guaratinguetá (SP) a partir da iniciativa do jovem paroquiano Nelson Giovanelli sob a orientação do pároco Frei Hans Stapel que iniciou uma primeira experiência de acolhimento como proposta de reeducação e recondução aos valores fundamentais da vida em oposição à cultura de autodestruição que o mundo das drogas fomenta.