Fique por Dentro

Voltar

7 DE NOVEMBRO 2019

Aprovado projeto do deputado João Vítor que reconhece como de relevante interesse cultural do Estado a Cavalhada Nossa Senhora de Nazareth

Aprovado projeto do deputado João Vítor que reconhece como de relevante interesse cultural do Estado a Cavalhada Nossa Senhora de Nazareth.

Em reunião extraordinária ocorrida ontem (06) o plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou o Projeto de Lei 5.325/18 de autoria do deputado estadual João Vítor Xavier que reconhece como de relevante interesse cultural do Estado a Cavalhada Nossa Senhora de Nazareth realizada no distrito de Morro Vermelho em Caeté.

 

De acordo com o projeto fica reconhecida como de relevante interesse cultural do Estado a Cavalhada Nossa Senhora de Nazareth realizada anualmente durante o mês de setembro no distrito de Morro Vermelho no município de Caeté. Em sua justificação o deputado destaca que “o distrito de Morro Vermelho foi o palco de grandes eventos da história do Brasil: a primeira guerra civil do país a primeira eleição direta das Américas a insurreição pela cobrança do imposto “quinto” durante a corrida do ouro e o levante pela dignidade e cidadania em 1983 caracterizado como o primeiro impulso para o movimento ‘Diretas-já’. A tradição da Cavalhada em Morro Vermelho vem sendo repassada de geração em geração com a manutenção de suas características originais durante três séculos ininterruptos. Assim a Cavalhada Nossa Senhora de Nazareth remonta sem modificações e em época contemporânea uma grande tradição colonial. Configura-se como importante fonte histórica e cultural que merece e necessita de proteção e reconhecimento oficiais como manifestação consolidada da religião e do folclore brasileiros”.

 

Em setembro de 2019 a Cavalhada completou 315 anos consecutivos de celebração anual do evento. A festa de Nossa Senhora de Nazareth atrai milhares de visitantes e romeiros da Região Metropolitana de Belo Horizonte e até de outros estados do Brasil.

 

O deputado João Vítor Xavier comemorou a aprovação do projeto: “fico muito feliz com a aprovação do nosso projeto de lei que reconhece como de relevante interesse cultural a Cavalhada Nossa Senhora de Nazareth que será inclusa no calendário estadual. Essa é uma valorização importante da nossa cultura. Ganha Caeté ganha o distrito do Morro Vermelho”.